quinta-feira, 13 de março de 2014

O empreendedorismo: combustível ao desenvolvimento econômico

O empreendedorismo é o combustível ao desenvolvimento econômico, gerando emprego e prosperidade a uma nação. Os empreendedores formam a base econômica de qualquer país.
Vivemos na era do empreendedorismo, onde nos deparamos com empreendedores quebrando barreiras comerciais e culturais, diminuindo distâncias, renovando a economia e seus conceitos globais, desenvolvendo novas oportunidades de trabalho e gerando mais empregos.

O empreendedorismo brasileiro é favorecido pelo intenso crescimento empresarial e econômico, e pelo avanço tecnológico, que vem contribuindo para o desenvolvimento de novos negócios.
As micro e pequenas empresas representam cerca de 20% do PIB brasileiro e são responsáveis por 60% dos empregos formais, apontam as pesquisas divulgadas pelo IBGE.

Os verdadeiros empreendedores estão em busca de outras realizações além da riqueza material. Há o empreendedor por necessidade, aquele que busca o empreendedorismo para sobreviver. Não encontra outra forma de remuneração por não conseguir inserir-se no mercado de trabalho. Temos o empreendedor pós-sobrevivência que é aquele que consegue superar os primeiros anos difíceis de seu negócio, porém mantém-se em uma situação de baixo desenvolvimento, pois tem medo de perder o que conseguiram conquistar.

O empreendedor por oportunidade é aquele que embora esteja muito bem empregado, deslumbra uma oportunidade de negócio. Esses empreendedores se preparam muito bem antes de abrirem seus negócios. E finalmente temos os empreendedores de alto crescimento, não possuem limite para crescer e querem crescer rapidamente.


Pesquisas com empreendedores demonstram que há muitas motivações que levam as pessoas a criarem seu próprio negócio, mas dentre elas podemos destacar:

1.         O desejo de fazer o sonho acontecer;
2.         A necessidade de ser independente;
3.         A autonomia no processo de tomada de decisão;
4.         A vontade de ganhar dinheiro;
5.         A busca de novos desafios profissionais;
6.         E a falta de alternativa, como a perda do emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário