O modelo de Canvas para negócios inovadores é uma ferramenta útil para definir um modelo de negócios de uma empresa ou de um projeto. Podemos entender que um modelo de negócios é a forma como a empresa irá agregar valor, entregá-lo aos seus clientes e gerar renda. O Canvas foi criado e proposto originalmente por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur.
Os Clientes da Horus Consultores se surpreendem com a utilidade e facilidade dessa ferramenta, que traduz de forma lúdica, o raciocínio estratégico do Negócio.
A figura abaixo demonstra um Canvas preenchido. É importante lembrar que o Canvas é um documento "VIVO" e precisa ser atualizado sempre que houverem mudanças importantes no cenário empresarial ou no macro-ambiente.
Fonte: http://www.greatgroup.com.br/novidades/eventos/
Os 9 blocos são o os seguintes:
Segmentos de mercado: Nesse bloco definimos quem são nossos clientes mais importantes; como se segmentam ou dividem e o que valorizam.
Proposta de valor: A proposta de valor deverá definir que valor irá proporcionar aos clientes; que problemas a empresa irá ajudar a solucionar; que necessidades os produtos ou serviços irão satisfazer e qual será o pacote de produtos ou serviços que serão ofertados a cada segmento.
Canais de comercialização: Em canais de comercialização será definido como a empresa irá alcançar seus clientes; como cada cliente está integrado ao canal.
Relação com os clientes: A empresa deverá se posicionar frente ao relacionamento com seus clientes; o custo dessas relações deverá ser levantado e entender como as ações de relacionamento se integram ao modelo de negócio proposto.
Fontes de renda: Nesse bloco a empresa deverá definir o valor que os clientes estão dispostos a pagar pelos produtos ou serviços ofertados; a empresa deverá entender como o cliente paga e como gostaria de pagar e finalmente qual é a representatividade dessa fonte de renda no faturamento total da empresa.
Recursos chave: A empresa define nesse bloco quais são seus recursos chaves que geram valor ao seu negócio (canais de distribuição, relações com clientes e fontes de renda).
Atividades chave: Nesse bloco são definidas as atividades chaves que requerem proposta de valor.
Parcerias chave: Os parceiros chaves deverão ser definidos, além dos fornecedores, recursos e atividades que realizam esses parceiros.
Estrutura de custos: E finalmente, a estrutura de custos deverá ser elaborada Alguns levantamentos deverão ser realizados como os custos mais importantes inerentes ao negócio, recursos chaves e atividades mais caros.
Dica Importante: A proposta do modelo de negócio Canvas casa como uma luva com o de Lean startup, pois apresenta uma representação esquemática visual, em blocos, que resume os principais componentes do modelo de negócio de uma empresa. Lean Startup é a forma prática de implementar a cultura de aprendizado necessária para as Startups, principalmente para o caso das empresas de software. Essa filosofia está ganhando cada vez mais corpo nos círculos de empreendedorismo tecnológico ao redor do mundo, especialmente em seu epicentro, o Vale do Silício
Gostou do Canvas e quer conhecer um pouco mais sobre o
assunto?
Não deixe de acessar no Google Books, o livro digital sobre
Canvas Modelo de Negócio, de Alexander Osterwalder e Timothy Clark e aprenda
usar o Canvas como principal ferramenta para descrever e organizar modelos de negócios organizacionais
e pessoais.
Boa leitura!
O link está disponível em :

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário